Dados Biográficos

(1913 – 1968)


Engº José Antonio Lima Guimarães
Presidente da  A³P no período de março a novembro de 1961

Jose Antônio Lima Guimarães nasceu na cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro, em 13 de outubro de 1913. Graduou-se em Engenharia Civil na Turma de 1935, pela antiga Escola Polytechnica do Rio de Janeiro, da Universidade Técnica Federal.

“Engenheiro, professor e jornalista. Engenheiro assistente da Presidência do BNDE, membro do Conselho Diretor do Clube de Engenharia, membro e fundador do Instituto Histórico e Geográfico da cidade do Rio de Janeiro. Redator do Correio da Manhã.

Entrou para o jornalismo aos 15 anos. Foi diretor do 4º caderno do Correio da Manhã que abria na primeira página com o artigo ACONTECEU. Assinava também as colunas “Show”, “Frases da Semana” e “Memórias de um Homem Sisudo”. Na Revista “O Cruzeiro” escrevia na seção “Em Confiança”. Redigiu a parte de engenharia e transporte da Enciclopédia Barsa.

Tornou-se jornalista fazendo uma brincadeira, escrevendo, sem assinar, uma crônica de um Grande Prêmio Brasil, do Jockey Clube. Diante do grande sucesso, foi convidado a cooperar no jornal, assinando a seção do TURFE, passando, depois a dirigir o 4º caderno. Foi um dos fundadores da TV Globo, onde dirigia um jornal à 1 hora da tarde, dando notícias do Rio e assuntos gerais. Tinha outro, às 11 horas da noite, entrevistando políticos e pessoas importantes.. Como jornalista, se assinava GUIMA. Era também formado em contabilidade e foi professor do Instituto de Contabilidade do Brasil, onde se formou. Foi professor da Escola Técnica Profissional Bento Ribeiro, do Rio de Janeiro.

Como engenheiro do Estado foi diretor do Departamento de Prédios e Aparelhamentos Escolares onde construiu várias escolas. Trabalhou na SURSAN até o Governo de Carlos Lacerda. Assessor de Engenharia da Prefeitura na 1ª gestão do prefeito Negrão de Lima e chefe do Setor de Imprensa no Gabinete do ministro da Saúde Leonel Miranda”. (texto baseado em uma publicação no caderno de Comemoração do Jubileu de Ouro da Turma de 1935)

Foi eleito Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Politécnica em março de 1961, permanecendo no cargo até novembro do mesmo ano.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 30 de julho de 1968.