Dados Biográficos


Engenheiro Eminente – Ano: 2016
Engº Willy Lacerda

Willy Alvarenga Lacerda nasceu no Rio de Janeiro. Graduou-se em Engenharia Civil em 1958 pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil. Após a formatura, convidado pelo Prof. Antonio José da Costa Nunes, trabalhou na SONDOTÉCNICA e, em seguida, até 1964, na TECNOSOLO. Especializando-se em geotecnia, fez ensaios de laboratórios e de campo, sondagens de reconhecimento, barragens de terra. Em 1964, a convite do Professor Fernando Emmanuel Barata, trabalhou no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Guanabara, chefiando a seção de Solos. Posteriormente, figurou na primeira equipe do Instituto de Geotécnica.

Como engenheiro do Estado, teve atuação destacada nas grandes obras de contenção de encostas causadas pelas intensas precipitações que ocorreram no Estado no verão de 1966/1967.

A partir de 1968 foi para a Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde realizou o curso de mestrado e, logo em seguida, o seu doutoramento. Retornando do doutorado, a partir de 1972 começou a lecionar na COPPE/UFRJ. Foi orientador de mais de 60 dissertações de mestrado e 25 teses de doutoramento. Publicou mais de 150 artigos científicos em revistas indexadas e Anais de Congressos. Integrou várias bancas de mestrado e doutorado. Autor do livro “Landslides: Evaluations & Stabilization”, pela Balkema, 2004.

Como engenheiro, o professor Willy Lacerda participou de inúmeros projetos e consultorias, sempre com elevado padrão técnico e ético. Atuou na duplicação da estrada Rio – Petrópolis, nos estudos do METRO/RJ,

Presidiu a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos de 1996 a 2000. Entre 2006 e 2010 foi presidente do Joint Technical Committee on Landslides and Engineered Slopes das associações internacionais ISMGE, ISRM e IAEG.

Tem a patente do Equipamento para medição da deformação do solo em campo devido a aplicação de carga e inundação.

Recebeu os seguintes prêmios: Prêmio Milton Vargas (Rudder Editora), Terzagui (ABMS), José Machado (ABMS), Pacheco Silva (ABMS) e Costa Nunes (Tecnosolo)

É membro titular na Academia Nacional de Engenharia e membro do Comitê Brasileiro de Barragens.

Em 2010 teve sua brilhante carreira acadêmica reconhecida ao receber da UFRJ o título de Professor Emérito.

O Professor Willy Alvarenga Lacerda recebeu, no dia 22 de dezembro de 2017, o título de Engenheiro Eminente concedido pela Associação dos Antigos Alunos da Politécnica.