Dados Bibliográficos


Engenheiro Eminente – Ano: 1998
Engº Sydney Martins Gomes dos Santos

Sydney Martins Gomes dos Santos nasceu no Rio de Janeiro, em 05 de outubro de 1912. Realizou seus estudos secundários no Colégio Pedro II e ingressou na Escola Polytechnica em 1931. Obteve o título de Engenheiro Geógrafo em 1933 e colou o grau de Engenheiro Civil e de Engenheiro Eletricista em dezembro de 1935. Recebeu o título de Livre Docente da cadeira de Estabilidade das Construções em 1948 e em 1949 obteve o grau de Doutor em Ciências Físicas e Matemáticas. Nomeado Professor Catedrático de Resistência dos Materiais em 1952.

Autor de diversas obras de interesse acadêmico e didático todas voltadas para a Engenharia e sua história, das quais se pode citar: Tecnologia e Cultura, Orações Acadêmicas (Prêmio Anibal Freire da ABL), Temas Acadêmicos, Páginas de Geopolíticas, André Rebouças e seu tempo (Prêmio Joaquim Nabuco da ABL e Hours-Concours do Clube de Engenharia), O Legado de Vicente Licínio Cardoso (Prêmio Sylvio Romero da ABL), A Cultura Opulenta de Everardo Backeuser e Maurício Joppert Engenheiro.

Foi professor das disciplinas Placas e Cascas, Teoria da Elasticidade, Análise Tensorial Aplicada do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ. Em maio de 1973 assumiu a direção desta instituição.

Em março de 1974 foi nomeado para a função de Vice-Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Criou a Comissão Pró-Memória da Engenharia Nacional.

Publicou, no Brasil e no exterior, mais de 50 trabalhos técnicos e 18 trabalhos sobre assuntos universitários. Realizou inúmeras conferências científicas (em Portugal, Chile, no Clube de Engenharia, UFPE, IME, UERJ e outras) e proferiu Aulas Magnas na UFRJ e UERJ.

Em 1964, foi considerado Professor em Destaque pelo jornal Correio da Manhã. Em 1998 recebeu a homenagem de Engenheiro Eminente da Associação dos Antigos Alunos da Politécnica – A³P. No ano de 2000, o Museu da Escola Politécnica o homenageou com a exposição “Sydney Santos: mestre da engenharia”, realizada na sede da Associação dos Antigos Alunos da Politécnica, no Largo de São Francisco de Paula.

Foi agraciado com o título de Professor Emérito da UFRJ em 1983.

Faleceu no Rio de janeiro em 11 de março de 2005.