Diretor Eleito da Politécnica Visita a A³P

O Prof Dr João Carlos dos Santos Basilio, eleito com 86% dos votos para a Direção da Escola Politécnica da UFRJ visitou a A3P, sendo apresentado pelo Presidente da A3P Prof Heloi Moreira para os Diretores e Conselheiros.

Prof Dr João Carlos dos Santos Basilio

O professor Basilio ocupará o cargo de diretor da Escola Politécnica no quadriênio 2014 – 2017.

Na ocasião, o novo Diretor disse da importância de fortalecer o relacionamento entre alunos – escola e A3P, reforçando o elo, de modo que o aluno se sinta para sempre ligado à instituição, como uma marca de orgulho, a exemplo do que ocorre por exemplo em Oxford, onde esses laços são muito fortes.

Há o costume de ex-alunos legarem heranças a universidade, outros constroem no campus hospitais e bibliotecas que levam seus nomes, como Redcliff, um outro laureado com o Nobel de Fisica, e um ex-aluno que doou uma rua inteira para a universidade, a Kibble Road.

Informou o novo Diretor que 30% dos alunos da EP atualmente tiram uma parte do curso no exterior, tendo essa possibilidade se iniciado no mandato do Prof Heloi, quando ele mesmo coordenou o convenio com a École Politechnique.

Considera o Prof Basilio que é fundamental fortalecer a A3P e intensificar a relação com os alunos atraves da Associação, pois se o mesmo entender esta ligação afetiva, disso resultará um melhor aluno.

Afirmou que a Escola evoluiu muito nos ultimos anos, e que pretende trabalhar junto com professores e alunos pensando dentro dos planos estrategicos,incentivando a ligação dos alunos com a Escola.

Após suas palavras foi servido um coquetel de confraternização aos presentes.

Resumo CV LATTES – Prof Dr João Carlos dos Santos Basilio

O novo Diretor nasceu em 15 de março de 1962 em Juiz de Fora – MG. Graduado em Engenharia Elétrica em 1986 pela UFJF, com mestrado e doutorado em Sistemas de Controle no IME e em Oxford e pós-doutorado em Michigan. Iniciou a carreira como Professor Assistente no Departamento de Engenharia Elétrica da EE/UFRJ. Atualmente é Professor Associado IV da Escola Politécnica da UFRJ, Professor Titular C da COPPE e chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica. Foi coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação da Escola Politécnica/UFRJ e coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ. Em 1981 recebeu a medalha Correia Lima do NPOR/JF.