A engenharia nacional perde um dos seus mais ilustres engenheiros: Pedro carlos da Silva Teles

Em 30 de agosto de 2020 o Brasil perdeu um dos seus mais ilustres engenheiros: PEDRO CARLOS DA SILVA TELLES.

Prof. Pedro C. da Silva Telles no Gabinete da
Presidência do Clube de Engenharia, em 2006.

Engenheiro, professor e historiador, o Prof. Silva Telles legou para a história e a ciência brasileira a monumental obra intitulada “História da Engenharia no Brasil”, em dois volumes, relatando e analisando fatos, apresentando imagens, documentos, cartas, leis e referências históricas relativos a engenharia no Brasil, desde o século XVI até os meados da década de 1970.

Também como professor de engenharia mecânica foi autor de outro importante livro técnico, “Tubulações Industriais”, obra considerada obrigatória para a formação de inúmeras gerações de engenheiros mecânicos por todo o território brasileiro.

Apresentava uma profunda admiração pela Escola Politécnica da UFRJ, por onde obteve o título de Engenheiro Mecânico em 1947, na então denominada Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil. Ao mesmo tempo, sendo um apaixonado pela engenharia brasileira, publicou “História da Engenharia Ferroviária no Brasil” e “História da Construção Naval no Brasil”. Há pouco tempo, em 2017, lançou sua última obra “Notáveis empreendimentos da Engenharia no Brasil”. Autor de vários outros livros, o Professor Silva Telles legou para a sociedade brasileira as bases de um rico e complexo campo histórico para pesquisas por parte de docentes, estudantes e pesquisadores sobre o desenvolvimento da engenharia e da ciência no Brasil.

Em 2007 a A³P sentiu-se honrada ao conceder-lhe o título de Engenheiro Eminente. Nesse sentido, a A³P apresenta esse boletim especialmente dedicado a Pedro Carlos da Silva Telles. Para tanto convidamos associados da A³P, professores, pesquisadores, ex-alunos e amigos de Silva Telles para darem seu depoimento sobre a sua importante obra, bem como sobre a querida figura humana que foi.

No Boletim 189, de 2020, apresentamos também um dos seus últimos artigos enviados para publicação no Boletim da A³P.